A importância da cirurgia plástica para o tratamento de queimaduras.
Existem as queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau. A de primeiro grau é normalmente a queimadura do sol. A de segundo grau é uma queimadura intermediária que é feita por líquidos ferventes. Já a queimadura de terceiro grau é a mais profunda, que é por sólido aquecido, eletricidade, panela quente ou ferro, que a pele encosta, ou o próprio fogo.
.
As queimaduras profundas de maior extensão, de segundo grau que aparecem as bolhas ou vesículas e as de terceiro grau, podem causar lesões permanentes na pessoa. Por exemplo, retrações cicatriciais, queloides, necessidade de colocação de uma pele (que é o enxerto de pele) para cobrir essas áreas. Por isso também, a urgência em procurar ajuda médica, um bom curativo feito de imediato, vai dar um resultado estético com certeza muito melhor.
É importante frisar que a queimadura elétrica é muito séria. Quando uma pessoa sofre uma queimadura por eletricidade, como por exemplo uma criança colocando dedo na tomada, pode perder a ponta do dedo por causa de uma necrose, que resulta de uma queimadura sempre mais profunda.
.
Qualquer que seja a queimadura tem que ser avaliada por um especialista para que o tratamento seja feito imediatamente e para que as consequências sejam menos danosas. Não é recomendado, de maneira nenhuma, que façam tratamentos caseiros, como usar pasta de dente ou borra de café.
.
Ter o corpo queimado, de qualquer maneira que isso aconteça, pode ser um trauma muito grande. Independentemente do local ou da gravidade das queimaduras, existem tratamentos que ajudam a pessoa e ter sua pele renovada e sua autoestima melhorada. Uma das maneiras mais eficazes de reparar queimaduras é por meio da cirurgia plástica, que é indicada no caso de alterações estéticas ou até mesmo perda de função da determinada região afetada.