Essa dúvida é bem comum entre os pacientes e hoje viemos esclarecer do porquê as cirurgias de médio e de grande porte são feitas no hospital e não na própria clínica. A verdade é que todas as cirurgias possuem algum risco associado e não são todas as clínicas que dispõe de infraestrutura necessária para garantir a segurança do paciente nas cirurgias de médio e grande porte. Isso ocorre por conta do altíssimo custo, que torna inviável dispor de uma unidade de terapia intensiva (UTI), médico intensivista, laboratório, banco de sangue, tomógrafo, entre outros, que são essenciais em caso de complicações operatórias.
.
Já os hospitais, em geral, estão mais preparados para realizar as cirurgias, pois contam com todo aparato de infraestrutura e um corpo clínico de diversas especialidades, que garantem a segurança e a integridade dos pacientes. Além disso, os hospitais são constantemente fiscalizados pela Vigilância Sanitária, Prefeitura Municipal e Conselho Regional de Medicina para evitar irregularidades.
.
Portanto, antes de se submeter a uma cirurgia plástica, de médio ou grande porte, lembre-se de que a segurança deve ser sempre o critério principal para a escolha do médico e local onde será realizada a sua cirurgia!