As técnicas de pontos de cirurgia plástica (suturas) vão muito além do que simplesmente unir as bordas da pele. Esses procedimentos são utilizados, também, para unir mucosas, músculos, vasos sanguíneos e órgãos, mantendo-os aproximados e fechados. Ou seja, a sutura auxilia no processo de cicatrização como um todo.
.
Os pontos são removidos de uma a três semanas, dependendo da cirurgia. Para pontos absorvíveis, não há necessidade de remoção. Caso haja rompimento, não é possível refazer os pontos, a ferida precisa se recuperar naturalmente e só após seis meses poderá ser realizada uma cirurgia de correção de cicatriz.
.
Ações simples podem ajudar a evitar um ponto inflamado ou a abertura do ponto. A principal dica é: não faça esforço além do recomendado. Se o médico recomendou 30 dias de repouso, siga essa orientação à risca e repouse durante o primeiro mês todinho. As primeiras semanas são essenciais para o sucesso do tratamento e a boa cicatrização da pele. A segunda dica é: mantenha o corte sempre limpo e protegido por um curativo até que esteja cicatrizado.
.
Esse cuidado ajuda a evitar o contato com sujeiras e microrganismos que podem causar infecções. Além disso, cada tipo de procedimento necessita de cuidados específicos relacionados à região operada. O pós-operatório de uma cirurgia de mama, por exemplo, exige que a paciente fique sem levantar os braços e sem pegar peso até que o médico libere.
.
Atenção: qualquer alteração nos pontos, como saída de secreções ou temperatura elevada no corte, deve ser comunicada ao seu cirurgião e quem tira os pontos é o seu médico. Ponto.