Muitas vezes o problema estético das pálpebras é devido a fatores clínicos, não estando indicada a Cirurgia (olheira, edema, etc.).
A Cirurgia Plástica das Pálpebras corrige os excessos de pele, de gordura (bolsas), e a flacidez muscular na área palpebral, podendo, em certos casos, melhorar o aspecto funcional além do estético. Este folheto contém importantes informações a respeito da Cirurgia de pálpebras. As perguntas a seguir são as mais frequentemente feitas pelos Pacientes. Leia com atenção.
1) EXITE UMA IDADE IDEAL PARA SE OPERAR AS PÁLPEBRAS?
Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal. Esta é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e pela vontade do(a) Paciente.
2) AS CICATRIZES SÃO VISÍVEIS? ONDE SE LOCALIZAM?
Tendo a região das pálpebras uma pele com excelente qualidade de cicatrização, as cicatrizes tendem a ficar práticamente invisíveis, disfarçadas nos sulcos da pele. As que se localizam na região das pálpebras evoluem rápidamente, sendo que as laterais (cantos externos) demoram de 3 a 4 meses para clarear. Pela sua localização, são passíveis de serem disfarçadas com uma maquilagem leve, desde os primeiros dias. Mesmo as pessoas com tendência a quelóide não devem se preocupar com o resultado, pois esta cicatrização anômala não ocorre na face.
3) QUAL O TIPO DE ANESTESIA?
Na grande maioria dos casos a anestesia é a local, com sedação prévia para retirar o stress.
4) HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente não. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes são perfeitamente abolidos com o uso de analgésicos comuns.
5) OS OLHOS FICAM MUITO INCHADOS? POR QUANTO TEMPO?
O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Alguns em 5 dias já se apresentam com um aspecto bem natural. Outros podem atingir este resultado sómente após 15 ou 20 dias. Nos primeiros dias de pós-operatório, o edema das pálpebras e região periférica é intenso. O uso de óculos escuros é muito útil nesta fase, para evitar a incidência de raios solares e a contração palpebral que ocorre devido ao excesso de luminosidade. Serão utilizadas compressas de soro fisiológico para amenizar o inchaço, promovendo uma sensação de alívio. A regressão completa do edema leva aproximadamente 2 meses.
06) QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
Em torno de 6 horas.
07) QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?
Em torno de 90 minutos.
08) O QUE SÃO AS MANCHAS ROXAS AO REDOR DOS OLHOS?
Devido ao trauma cirúrgico, há uma infiltração de sangue na pele subjacente e, em alguns casos, na conjuntiva ocular. Isto é considerado uma evolução natural, como se tivesse levado um sôco, e a regressão se processará naturalmente. As manchas roxas se tornarão amareladas e, em seguida, desaparecerão. Isto levará de 10 a 15 dias.
09) QUANDO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?
Após 6 meses. Entretanto, após 10 dias, já teremos aproximadamente 50% do resultado almejado, havendo uma evolução rápida nas 2 semanas subsequentes.
10) OS OLHOS FICARÃO OCLUÍDOS APÓS A CIRURGIA?
Não. Sómente serão recomendadas as compressas frias várias vezes ao dia, com duração de 15 minutos cada.
11) O RESULTADO DESTA CIRURGIA COMPENSA?
A Cirurgia das Pálpebras não tem o objetivo de proporcionar um rejuvenescimento total da face. Atualmente estamos utilizando o tratamento com ácidos, sendo realizadas, em casos indicados, algumas sessões prévias e outras posteriores à Cirurgia, com o objetivo de melhorar a textura da pele em toda a face. Nos casos em que a flacidez é muito intensa, será indicado o lifting facial. Os pés-de-galinha serão amenizados, mas não desaparecerão totalmente, devido à ação do músculo orbicular e à perda de elasticidade da pele.
Pode estar indicada uma incisão no couro cabeludo, acima das orelhas, quando houver a necessidade de levantar o canto externo do olho.
Pré-Operatório
Pós-Operatório