Existe uma idade ideal para a correção: de 5 a 7 anos, período em que a orelha já está formada e quase igual ao tamanho da do adulto. É a partir desta idade que se iniciam os problemas de ordem psicológica devido ao contato com outras crianças na escola, inclusive prejudicando os estudos. As seguintes perguntas são as mais comuns a respeito desta cirurgia:
1) A CIRURGIA DE ORELHA EM ABANO DEIXA CICATRIZES?
A cicatriz desta cirurgia é praticamente invisível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado entre esta e o crâneo.
2) QUAL O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA?
Anestesia local, com sedação associada, sendo a aneste
sia geral raramente indicada.
3) QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
12 a 24 horas.
4) QUANTO TEMPO DEMORA A CIRURGIA?
Em torno de 1 hora.
5) HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente não. Quando houver a intercorrência de discreta dor, esta poderá ser contida com o uso de analgésicos comuns. O movimento lateral da cabeça deve ser evitado nos primeiros dias, por causar desconforto, assim como deve ser evitado deitar sobre a orelha.
6) COMO É O CURATIVO?
As orelhas são protegidas com uma malha elástica especial durante os dois primeiros dias, para evitar traumatismos, principalmente durante o sono. Nas quatro semanas subsequentes, a malha será usada apenas durante a noite, ou ao dormir.
7) QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
12 dias após a cirurgia.
8) EM QUANTO TEMPO SE ATINGIRÁ O RESULTADO DEFINITIVO?
Nos primeiros 2 meses será notado um edema (inchaço), além de uma coloração vermelha. Após este período ocorrerá uma normalização progressiva, apresentando um bom resultado após 2 meses.
9) HÁ O RISCO DE VOLTAR O PROBLEMA DO ABANO?
O resultado será definitivo, desde que não haja um trauma intenso na orelha, principalmente nos primeiros 6 meses. Convém salientar que uma leve assimetria poderá ocorrer pois, mesmo as pessoas não operadas e com orelhas normais não apresentam simetria absoluta.
Pré-Operatório
Pós-Operatório