Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 03 de abril de 2025.
16/03/2015
Nariz
Rinoplastia (Plástica de nariz)
Nos casos de desvio acentuado, será necessária a intervenção de um Otorrinolaringologista em conjunto, para se obter tanto uma melhora estética como funcional.
A busca do melhor resultado será sempre o nosso intuito, mas devemos levar em consideração as estruturas anatômicas do nariz e aquilo que poderemos alterar sem prejuízos na sua fisiologia. Desta forma, não podemos ter modelos de nariz, mas sim um formato harmônico e adequado para cada rosto, levando em consideração inúmeros aspectos.

1) A CIRURGIA ESTÉTICA DE NARIZ DEIXA CICATRIZES ?

Normalmente, as incisões (cortes) são realizados dentro do nariz, não deixando vestígios. Nos casos de asas largas poderão existir duas pequenas incisões no sulco destas, que com o decorrer do tempo ficarão quase imperceptíveis. Utilizamos a fibra óptica, de modo que a cirurgia pode ser realizada através das narinas.


2) O RESULTADO DEFINITIVO “DA NOVA FORMA” É IMEDIATO ?

Não. Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Assim é que, numa primeira fase (logo após a retirada do gesso em torno do 7o. dia), notamos um edema (inchaço) que irá diminuir com o passar dos dias e que tende a desaparecer totalmente em torno do sexto mês. Alguns pacientes já atingem o resultado definitivo antes deste período, enquanto outros (raros) o ultrapassam.


3) COMO SERÁ MINHA RESPIRAÇÃO APÓS A CIRURGIA ?

Serão colocados tampões nas narinas, que permanecerão por 24 a 36 horas. Deve-se imaginar a sensação de uma gripe forte, quando respiramos pela boca normalmente. Estes tampões têm o objetivo de evitar hemorragias, que poderiam ocorrer com um simples espirro. A retirada é feita sem dor e, a partir daí, a respiração nasal se fará igual, ou melhor, do que antes da cirurgia.


04) SOFRO DE CORIZA CONSTANTE. A CIRURGIA PODERÁ ALIVIAR ESTE PROBLEMA ?

A prática nos mostra que, em alguns casos, após a realização da Rinoplastia desaparecem os sintomas crônicos que vinham incomodando o paciente há anos. Isto, entretanto, não poderá ser assegurado para todos os casos.


05) POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO OBTIDO ?

No resultado imediato será notada a ponta nasal mais alta do que ficará no resultado tardio. Isto é calculado porque há uma tendência de queda de alguns milímetros. O aspecto final persistirá por longo tempo, sofrendo leves alterações sómente com uma idade muito avançada. Casos que sofreram fraturas por traumatismo algum tempo depois da cirurgia puderam ser corrigidos normalmente, como se não tivessem sido operados, voltando ao resultado obtido anteriormente.


06) QUAL O TIPO DE ANESTESIA QUE SE UTILIZA PARA ESTA OPERAÇÃO ?

De preferência anestesia geral sendo, em casos selecionados, utilizada anestesia local.


07) QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO ?

Em torno de 60 minutos, que devem ser adicionados a aproximadamente 30 minutos de preparo.


08) QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO ?

Na maioria dos casos, 24 horas.


09) SÃO UTILIZADOS CURATIVOS ?

Após terminar a cirurgia, o nariz será mantido imobilizado com gesso, recobrindo-o quase totalmente. Este leva de 7 a 9 dias para ser retirado. Fita micropore, com o objetivo de favorecer a modelagem final será mantida por 10 a 15 dias.


10) O NARIZ “SANGRA” NOS PRIMEIROS DIAS ?

Existirá uma pequena hemorragia através do tamponamento, normal nas primeiras 24 horas. Isto, entretanto, não deverá ser motivo de preocupação pois um curativo de proteção, sobreposto ao tamponamento é conservado propositadamente, a fim de aparar este sangramento.


11) HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO ?

Não. Esta cirurgia apresenta pós-operatório indolor. Se ocorrer eventual dor, geralmente provocada por sinusite, esta poderá ser facilmente combatida com analgésicos comuns, que lhe serão receitados após a alta como preventivos deste transtorno.


12) HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO ?

Raramente uma rinoplastia determina complicações. Isto se deve ao fato de prepararmos convenientemente o paciente para o ato operatório, sendo realizados exames laboratoriais e cardiológicos. A anestesia utilizada é superficial e o sangramento mínimo.


13) EM QUE POSIÇÃO PODEREI DORMIR NOS PRIMEIROS DIAS ?

Com a cabeça discretamente elevada no leito e a face voltada para cima, para evitar traumatismos no travesseiro.


14) QUANDO PODEREI TOMAR SOL?

Após 3 dias, não existe qualquer inconveniente em se expor ao eventual sol de rua. Entretanto, para exposições longas (praias, banhos de sol), deve-se aguardar um período mínimo de 2 meses, sob orientação.


15) QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?

Não se deve esquecer que, até que se atinja o resultado desejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edema do nariz (inchaço), equimoses ao redor dos olhos (manchas escuras), às vezes até fechando as pálpebras, dificuldade leve para respirar nos primeiros dias, são comuns a todos os pacientes. Evidentemente, estas alterações podem se manifestar com menor ou maior intensidade. Tenha sempre em mente que o resultado da cirurgia não poderá ser avaliado com precisão antes do sexto mês pós-operatório.

 Pré-Operatório                       Pós-Operatório
 


Atalhos da página


Rede Corporativa e-Solution Backsite