As perguntas mais frequentes feitas pelos pacientes:
01) EXISTE UMA IDADE IDEAL PARA A LIPOASPIRAÇÃO?
A idade ideal é dos 20 aos 40 anos, época de maior elasticidade e capacidade de retração da pele. Após os 40 anos, a pele vai perdendo progressivamente estas características e, portanto, a sua capacidade de acomodação depois da retirada da gordura. Esta não é uma regra absoluta, pois pessoas jovens podem apresentar uma pele excessivamente flácida, enquanto outras de mais de 40 anos têm um tegumento de excelente condição.
A indicação precisa da cirurgia, só o cirurgião poderá avaliar, em cada caso.
02) QUAIS AS ÁREAS DO CORPO QUE PODEM SER ASPIRADAS?
As regiões mais comuns são: nádegas, flancos (região lateral da cintura), trocantérica (culote), lombar, (região inferior das costas), abdominal, joelhos, submentoneana (queixo) e na face (borda da mandíbula).
Outras menos frequentes: perna, face interna das coxas, braços e ginecomastias (mamas desenvolvidas nos homens).
A lipoaspiração é muito útil como complementação de outras cirurgias, como por exemplo, plásticas mamária e de abdomen.
Em algumas áreas, como no abdomen, somente em alguns casos selecionados utilisamos a lipoaspiração isoladamente. Na sua maioria, fazemos também uma incisão na altura dos pelos pubianos para retirar o excesso de pele e conseguir, assim, um resultado superior.
03) POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO?
Após a retirada do tecido gorduroso excedente, na mesma região não haverá mais acúmulo de gordura isoladamente. O que pode ocorrer é que, se houver um aumento de peso corporal, a área lipoaspirada irá aumentar proporcionalmente ao restante do corpo.
04) POR QUE A GORDURA TEM UMA TENDÊNCIA DE SE DEPOSITAR EM CERTOS LOCAIS?
As causas principais são: a hereditariedade, fatores hormonais, excesso de alimentação, vida sedentária, regimes constantes com grandes variações de peso, e outras menos importantes.
05) COMO SERÁ O TAMANHO DAS CICATRIZES?
As incisões feitas são de 1.0 a 1.5 cm, em áreas disfarçadas pelos sulcos da pele. Logo, as cicatrizes são mínimas.
06) QUAL O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA?
Quando a área a ser aspirada é pequena, anestesia local. Para áreas maiores abaixo das mamas, anestesia peridural.
Em raros casos, anestesia geral.
07) HÁ RISCO NESTA OPERAÇÃO?
Raramente a lipoaspiração determina complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente, além de ponderarmos sobre a possibilidade de fazermos uma ou mais sessões desta cirurgia, dependendo da quantidade a ser aspirada. Respeitados os limites do organismo, não haverá desequilíbrio nem anemia, sendo a recuperação muito facilitada.
08) QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
12 a 24 horas, com anestesia peridural. A anestesia local requer sómente observação de 6 horas.
09) O PÓS-OPERATÓRIO É DOLOROSO?
Geralmente ocorre uma dor leve nos primeiros dias após a cirurgia, perfeitamente controlada com o uso de analgésicos comuns.
10) O QUE SÃO AS “MANCHAS ROXAS” OBSERVADAS EM CERTOS CASOS?
Nada mais são do que a infiltração de sangue na pele subjacente, devido ao trauma cirúrgico. Isto, entretanto, não constitui qualquer problema futuro e não é considerado como complicação, mas sim, uma intercorrência transitória e reversível.
11) QUANDO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?
Após 15 dias já temos um resultado inicial bastante satisfatório, que melhora progressivamente, com o desaparecimento das “manchas roxas” em aproximadamente 20 a 30 dias. A regressão do inchaço ocorrerá sómente após 3 meses. É muito comum o fato de que roupas que antes serviam se tornem apertadas nos primeiros 2 meses, devido ao edema. Isto não deve causar preocupação, por ser uma evolução prevista e natural.
12) QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
Entre 07 e 10 dias, sem causar dor.
13) QUE TIPO DE CURATIVO É UTILIZADO?
Curativo com gaze logo após a cirurgia e curativos elásticos durante 30 dias (modeladores).
14) QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?
Após 2 dias.
15) QUANDO PODEREI VOLTAR ÀS ATIVIDADES NORMAIS?
No primeiro dia pós-operatório, já é permitido andar espaços curtos. No terceiro dia poderá exercer uma atividade moderada. Exercícios físicos somente após 2 meses.
Pré-Operatório
Pós-Operatório